Políticas e Desempenho Organizacional

Definimos políticas organizacionais a fim de “continuarmos a trabalhar” fazendo cada vez mais e melhor, em prol da educação, reabilitação e formação dos(as) nossos(as) Clientes e respectivas Famílias, nunca perdendo de vista a sua Qualidade de Vida, a melhoria e qualidade dos serviços prestados, a complementaridade entre parceiros, designadamente entre os da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais.

Por isso, a nossa ação desenvolve-se na base do ciclo PDCA e em políticas de qualidade no âmbito dos princípios da Liderança, Recursos Humanos, Direitos, Ética, Parcerias, Participação, Orientação para os Utentes, Abrangência, Orientação para os Resultados e Melhoria Contínua, contando e enaltecendo os(as) que diariamente se comprometem em planificar e desenvolver, corrigir e agir, no alinhamento das seguintes políticas:

Política de Qualidade

Através da qualificação, sensibilização e motivação dos(as) Colaboradores(as) para a Excelência da Resposta Social e na orientação da gestão pelos princípios do Desenvolvimento Sustentável, o nosso objectivo é oferecer aos(às) nossos(as) Clientes serviços que satisfaçam as suas necessidades e expectativas, acrescentando continuamente valor aos padrões globais da Qualidade de Vida.

A aposta na Qualidade é o resultado formal de um “trabalho” em que a Instituição acredita. Neste sentido, a nossa Política da Qualidade traduz-se nos seguintes factores chave:

  • Melhoria contínua das Respostas Sociais e do Sistema de Gestão de  Qualidade;
  • Satisfação explícita dos(as) Clientes;
  • Cumprimento dos Requisitos Legais;
  • Estabelecimento de relações de parceria;
  • Motivação e Especialização do quadro de Colaboradores.

Política de Confidencialidade

De forma a garantirmos o estrito cumprimento dos mais elevados padrões de conduta ética definimos uma Política da Confidencialidade ao nível da segurança da informação, bem como, documentação, monitorização e avaliação de mecanismos, que a asseguram, quer a proteção dos dados e registos de informação pessoal, quer o acesso a esses mesmos dados e registos.

Além destes documentos foi construído o Procedimento de Gestão da Confidencilidade, o qual define todos os requisitos exigidos, tendo como base a Lei n.º 67/98 de 26 de outubro (Lei de Proteção de Dados pessoais).

A fim de reforçarmos o cumprimento desta política definimos um Termo de Compromisso de Confidencialidade aprovado e assinado por todos(as) Colaboradores(as) no ato da respetiva contratualização ou outro tipo de prestação de serviço na Instituição.

Reserva-se o direito de revisão desta Política de Confidencialidade, sempre com enquadramento na legislação em vigor e devidamente divulgada nas redes de comunicação interna e externa.

 

LinK para: Lei n.º 67/98 de 26 de outubro

LinK para: Termo de Compromisso de Confidencialidade

 

Política da Comunicação

Partindo do pressuposto que a identificação e conhecimento dos diferentes papéis e responsabilidades e a interação entre as diferentes funções determina a eficácia da prestação de serviços aos(às) Clientes, promovemos uma Política de Comunicação integrada entre as respostas sociais, respostas empreendedoras e recursos para a comunidade, assim como entre estas e os serviços que lhe dão suporte e dessas com os seus públicos de relacionamento, definida num Plano de Comunicação, construído para o efeito, tendo por base as diretrizes do plano estratégico e visa expandir a sua influência e reputação junto de TODOS(AS) os intervenientes, num esforço coletivo de comunicarmos de forma alinhada e coordenada.

 

Acreditamos que os nossos resultados do desempenho organizacional são fruto do empenho coletivo. E porque a qualidade e a melhoria contínua são compromissos assumidos, seguimos sempre com a promessa de fazer mais e melhor.

LinK para o: Plano de Comunicação